Atracciones

  • Museu de Lanifícios

    Dirección:
    Rua Marquês d’Ávila e Bolama, Covilhã .

    O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior foi instituído em 1989 com a finalidade de salvaguardar a área das tinturarias da Real Fábrica de Panos, uma manufatura de Estado fundada pelo Marquês de Pombal em 1764.

    Sempre com o lema “os fios do passado a tecer o futuro”, este museu tem por missão a conservação ativa do património industrial têxtil e a investigação e divulgação das tecnologias associadas ao processo de industrialização dos lanifícios no território da Beira Interior, que tem por matriz a Serra da Estrela e por centro histórico a Covilhã.

    Através da singularidade, autenticidade e exemplaridade dos testemunhos preservados no Museu de Lanifícios, é possível conhecer melhor uma das mais antigas indústrias, a dos lanifícios, que começou por se afirmar como um puro ato de sobrevivência da espécie humana e foi assumindo, ao longo dos tempos, uma crescente qualidade e expressão técnico-artística, que tem acompanhado o desenvolvimento das nossas sociedades até ao presente.

  • Museu de Arte Sacra

    Dirección:
    Av. Frei Heitor Pinto 9, 6200-175 Covilhã, Portugal .

    O Museu de Arte Sacra, é uma parceria entre a Câmara Municipal e o Arciprestado da Covilhã, que permitiu devolver peças do culto religioso à cidade.

    Serviu de residência a Maria José Alçada, que o ofereceu à cidade, na condição de ali funcionarem serviços de cariz cultural. O edifício projetado por Raul Lino, conhecido arquiteto, fundador da Academia Nacional de Belas Artes,  também responsável por obras, como o Hotel Tivoli em Lisboa, Casa do Cipreste, em Sintra entre outros.

    Este museu com traça arquitetónica do inicio do séc. XX representa a tradição portuguesa da época.

    Com uma área de exposição de 850m2  é possível encontrar coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria. No seu espolio destacam-se várias peças relacionadas com a história da cidade, como o Relicário do Santo Lenho ou a imagem de Cristo Deposto oferecido no século XVI por João Fernandes Alvares Cabral ao Convento de S. Francisco. De salientar ainda, na exposição, peças singulares como a imagem de Nossa Senhora das Almas ou o Menino Jesus da Cartolinha.

    Além das salas de exposição permanente, possui uma sala e pátios exteriores onde se realizam ao longo do ano variadíssimas exposições temporárias.

  • Piscina Praia da Covilhã

    Dirección:
    Jardim do Lago .

     Piscina Praia da Covilhã encontra-se inserida numa das maiores áreas verdes da cidade, o Jardim do Lago,  rodeada pela encosta da Serra da Estrela  e pela planície da Cova da Beira, onde além de se deixar levar pelas ondas poderá respirar o ar puro da cidade de montanha – Covilhã.

    A estrutura tem 1.800 metros quadrados de espelho de água e capacidade para 2.800 pessoas. Tem ondas artificiais, área de solário e recreio, zona de serviços, balneários, duche interior e exterior, bar com esplanada, minibiblioteca, atividades de hidroginástica, posto de primeiros-socorros, vigilância e zona de estacionamento, disponibiliza também acesso gratuito à Internet, via Wi-Fi.

    Esta infraestrutura, fica localizada entre a Estação dos caminhos de ferro e a Central de Camionagem e dispõe de estacionamento coberto próprio e gratuito.